Equipamentos médicos fabricados na China tem qualidade?

 In Blog

Vamos aprender um pouco mais sobre tecnologias médicas, sobre as normas regulatórias e como um equipamento médico pode ter excelente qualidade fabricado em qualquer parte do mundo.

Olá pessoal. É a coisa mais comum do mundo as pessoas associarem produtos de fabricação chinesa com qualidade ruim. A todo momento aparece um expert em coisa alguma pra opinar sobre tecnologia eletromédica, a ponto de achar que pode classificar qualidade por nacionalidade de fabricação. Mas a coisa não é por aí, o assunto é extremamente complexo e exige sapiência, mais do que verborragia, para falar de equipamento A ou B, fabricado aqui ou ali ou na China.

Não vou estender nesse post as razões econômicas que fazem os produtos chineses serem mais baratos, isto é, terem preço mais competitivo se comparado ao Brasil, mas as razões são muitas, vou citar aqui as principais: as fábricas produzem numa escala infinitamente maior do que quaisquer outras fábricas no mundo, que determinam um diferente ‘‘mix’’ de produtos e despesas; some-se a isso as leis trabalhistas muito menos rígidas se comparadas ao Brasil p. ex, que determina um custo de mão de obra extremamente mais baixo e também a carga tributária muito baixa sobre produção e lucro, tornando a China uma espécie de paraíso produtivo.

Toda essa conjuntura faz com que os produtos os chineses sejam mais competitivos no mercado, e não por acaso grandes empresas do mundo todo tem migrado seus complexos industriais para a China ou tem terceirizado sua produção por fabricantes independentes.

Porque todo processo industrial segue NORMAS, isto é, segue uma normatização que atesta qualidade, e as indústrias investem para que elas sejam acreditadas e recebam o selo de qualidade. O mais conhecido é a ISO. Existe ISO para os mais variados processos de fabricação que garantem qualidade ao produto final fabricado pela indústria.

É bem verdade que muitas indústrias não tem ISO, pois o investimento é alto, e o produto final por muitas vezes não tem consumidor ou exigência que os obrigue a fabricar com qualidade certificada. E isso ocorre com equipamentos eletromédicos, principalmente os de estética.

O Brasil tem várias portas de entrada de equipamentos estéticos sem qualidade nenhuma, a maioria absoluta são sim fabricados na China, mas tem também equipamentos portugueses, espanhóis, coreanos, norte americanos, etc. E a massacrante maioria com qualidade extremamente baixa, até por isso os preços baixos destes equipamentos. E este mercado é enorme porque infelizmente existe o interesse CRIMINOSO de profissionais da área que compram e alugam este tipo de equipamento por causa do preço mais baixo se comparado um equipamento certificado.

Mas esse assunto sobre equipamentos sem registro é para outro post, em breve.

Vamos voltar ao assunto qualidade.

O que me tocou a fazer esse post foi ler um ataque gratuito de uma pessoa no facebook, numa postagem de nossa empresa do lançamento de nossa criofrequência Andrus. Afirmava a pessoa que o equipamento da Adoxy Medical era de qualidade inferior por ser fabricado na China, a verborragia e a falta de conhecimento continuou se manifestando em outras postagens. Uma ode a ignorância.

O que atesta a qualidade dos equipamentos da Adoxy Medical é a ISO13485, que é a norma de gestão da qualidade elaborada especificamente para organizações que fabricam ou fornecem produtos médicos ou serviços relacionados, a fim de garantir o atendimento consistente aos requisitos regulatórios e de clientes.

A ISO 13485 é uma das normas de qualidade mais conhecidas na indústria de dispositivos médicos. É bastante parecida com a ISO 9001, porém com especificidade para assuntos como documentação, gerenciamento de riscos, rastreabilidade, inspeção, esterilização, entre outros. Fabricantes de dispositivos médicos seguem a ISO 13485 para garantir o atendimento aos requisitos dos clientes e também aos requisitos regulatórios aplicáveis aos mercados onde atuam.

A proliferação de doenças e o envelhecimento da população têm maximizado de forma rápida a demanda por dispositivos médicos. Em um ambiente onde as margens são pequenas e regulamentação governamental é alta, fabricantes de dispositivos médicos precisam superar o desafio de inovar e fornecer equipamentos de alta qualidade a custos mais baixos.

É esta ISO que garante que os produtos da Adoxy Medical tem a mais alta qualidade, pois seguem normas e padrões internacionais de fabricação de tecnologias médicas, válidas em qualquer parte do mundo. Tivesse nossa fábrica instalada aqui, na Coréia do Norte, na China, no Afeganistão ou até mesmo na Argentina.

E vale dizer que no Brasil é obrigatório que tecnologias médicas, sejam fabricadas aqui ou em qualquer outra parte do mundo, tenham a ISO13485 para terem registro na ANVISA.

Então a regra de que equipamento estético chinês não tem qualidade é mentira, pois todas as tecnologias médicas com ANVISA no Brasil tem ISO13485. O que pode acontecer é que muitos ‘’profissionais’’ fazem uso de equipamentos chineses sem registro na ANVISA, aplicam ou aplicaram estes equipamentos em pacientes e aí confundem ao achar que todos são iguais.

Existe produto e fabricante pra tudo na China, dos péssimos aos excelentes, e cada um desses fabricantes tem o seu público.

Abraço pessoal, no próximo post vou falar de INMETRO e ANVISA.

Recent Posts

Escreva um comentário

0

Start typing and press Enter to search